Arquivos

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Right to be wrong

Parece inacreditável, mas eu estou em lua de mel com o mundo jurídico! Não 100% dele, mas aí já é querer demais, né?!
O que aconteceu pra eu ter vontade de ir pra UDF foi que eu peguei matérias esse semestre que senti afinidade. Finalmente! Começou com Penal II, apesar do professor (que, by the way, foi o orientador de monografia da minha mãe) ser meio peãozão no começo, a matéria parece ser bem legal. Adeus, teorias malditas! Penal II é sobre o sistema de sanção penal e já dá pra aplicar (teoricamente, óbvio) na vida real. Eu achava que tivesse mega perdida na aula, a princípio. Primeiro porque o prof. tava explicando sobre reclusão, detenção e prisão simples. Mas chegou no meio da aula e eu não sabia qual era a maldita diferença entre reclusão e detenção (não é tão óbvio quanto parece). E, bem, eu não me manifesto mais naquela faculdade, trauma de primeiro semestre, agravado pelo segundo.
É claro que eu não perguntei; depois era só chegar em casa e recorrer a minha melhor fonte: mã-nhê! Daí, vi duas mulheres cochichando "mas qual é a diferença entre reclusão e detenção?" Me senti melhor. Mesmo assim, continuei me sentindo perdida quando o prof. não parava de falar "no PDF é de tal jeito". Putamerda! Que diabos é PDF??? O único PDF que eu conhecia era o formato de arquivo, que aliás foi a melhor invenção do milênio. PDF chuchu (L)! Até que o prof. falou "pois é, aqui em Brasília nós temos o Presídio do Distrito Federal. Aliás, eu já fui agente penitenciário do PDF..." hehe, dummye! Tudo bem, eu tenho apenas 18 anos, contato quase nulo com siglas jurídicas... eu tinha o direito de não saber o que era. O impressionante dessa aula, entretanto, foi perceber o quanto o sistema prisional brasileiro é deficiente. É senso comum isso, lógico, mas o negócio é pior do que parece. Não vou me alongar nesse assunto, porque vai ficar chato.
A outra matéria incrível (e uma revelação, devo dizer) foi Direito Empresarial. Não só pelo professor, que faz muito meu tipo (de professor, duh!), mas a matéria me surpreendeu. Eu achava que fosse ser uma chatice do nível de Civil, mas nossa! É muito aplicável na minha futura profissão de designer. Aula passada, por exemplo, a gente até conceituou marca! E isso eu fiz numa das aulas de introdução ao design. É muito legal a matéria, mesmo!
Por fim, a que eu achava que fosse ser a tortura-mor, pelo horário, sábado de manhã: Direito Internacional Público. Na verdade, eu sabia que ia gostar da matéria, por causa das simulações e tal, mas aula no sábado é um martírio pra mim. Bom, seria. Minha professora é o máximo! Ela tem 28 anos e parece que nem a minha idade, tem uma didática incrível, não trata a gente que nem retardado (por mais que alguns mereçam. Meldels! Lá foi ela explicar sobre os 5 membros permanentes do CS. "Gente, são os que venceram a Segunda Guerra!" Eu, como já disse, não me manifesto mais naquela faculdade. Pois não é que teve alma pra chutar Itália, Japão (!!!), Coréia (???) e ALEMANHA(!!!!!!)?!).
Como nem tudo são rosas, vou ter de enfrentar Civil I e os comentários alunísticos "aaah! Mas uma vez eu assinei um contrato e aconteceu tal coisa, professora!". Mas o pior é a prof. responder numa boa, como se todo mundo lá já tivesse passado por situação semelhante. ALÔ-ÔU! EU TENHO 18 ANOS, PAI E MÃE E NUNCA ASSINEI NA-DA! Dá pra dar aula pra pessoas leigas em qualquer tipo de negócio jurídico? Não?! Beleza. "Mããã-nhê!"
E tem a gloriosa Teoria Geral do Processo, na quarta-feira, com meus 179 coleguinhas de sala. Meu brother, o que pode ser pior do que isso? TEORIA + PROCESSO (isso fode tudo, possível leitor. Porque os funcionários públicos vão querer mostrar que sabem qual é o esquema e isso é uma tortura, trust me.) + AULA DUPLA + 180 PESSOAS NUMA SALA DE AULA. Com certeza, vai ser meu drama do semestre.

Depois venho contar coisas menos acadêmicas... E devo reduzir o número de palavrões, tá feio.

PS: TENHO PHOTOSHOP DE NO-VO!!! :D

4 comentários:

Vivian Resende disse...

Eu tenho 19 anos, pai e mãe, não assino lhufas e detesto o universo jurídico, mas pelo menos sei os membros permanentes do CS, né. oO
(experiência pra que te quero)!

Lorena disse...

eu confesso que não sei os membros do CS, mas eu nao chutaria Itália, japão e muito menos Alemanha!
Um dia vou ser culta que nem você.

Paula. disse...

oi, não sou culta. só passei 3 anos da minha vida escolar ouvindo quem era cadeira permanente do CS. aliás... ninguém tem obrigação de saber essa parte. mas a parte do "quem venceu a segunda guerra", não dá pra não saber. :S alemanha, brou?

Mari disse...

eu fiquei em dúvida em quais eram os membros, depois lembrei do livro de geografia do terceiro ano e pensei na treta lá da china, lembrei pelo menos.
e paula, pense bem, eu nao tenho nem idéia do que os nomes das suas matérias querem dizer na vida real. só sei que o único direito que me deixa curiosa é o do consumidor, hehehe